Briguinhas
Segunda-feira, quando chegamos na creche, já tinha uma mãe com seu bebê na entrada. Ele e o Leozinho se encararam super sérios. Nesse momento, eu e o Beto tivemos certeza que aquele era o menino que morde o Leozinho! :O O Leozinho entrou na sala de brinquedos e logo em seguida o menino entrou. Assim que o menino entrou, o Leozinho apontou pra ele e disse: “Non!” bem forte! Ah-ha! Logo numa segunda-feira após o final de semana, ele ainda lembra e expressa bem o que ele sente. A gente ficava se perguntando como ele reage nesses momentos de briga e é difícil ensiná-lo como reagir após a situação ter acontecido e sem ter visto o que aconteceu. Mas hoje vimos que o nosso leãozinho sabe se defender! :-)"Il y a plein"
Há algumas semanas entendemos que o Leozinho estava falando “il y a plein” em Francês, que significa “tem bastante” em Português. Mas mesmo assim não tínhamos certeza se ele estava realmente dizendo isso, pois as vezes soava como “lapin”, que é coelho, um personagem muito frequente nas estorinhas que ele escuta.Só que hoje de manhã na creche, sanamos finalmente essa dúvida cruel. Ele entrou na sala de brinquedos e já foi em direção à uma menininha apontando para o brinquedo que ela tinha na mão, com planos mirabolantes de subtrair o brinquedo da pobre donzela. A primeira frase que a tia disse foi... “il y a plein!”! Aha! Assim ele desistiu do ataque e partiu para a montanha de brinquedos do lado :D! Eu e o Beto saímos rindo! Foi tão bom confirmar o que ele está dizendo.
"Sourire coquin"
Mesmo a gente aplicando as técnicas de educação Francesas e Belgas, a cultura dos pais é muito forte no dia-a-dia e percebemos que a alegria que transmitimos para o Leozinho influencia o jeitinho dele de ser. As tias comentam que ele tem um grande sorriso logo de manhã e a gente percebe que elas gostam de fazer cócegas nele. Deve ser para ganhar as gargalhadas que ele dá ;-) Mas tem outras consequências também, claro. Na sexta, nos contaram que ele estava sendo um pouco “bebê”, choramingando ao invés de pedir o que quer. Quando perguntavam pra ele “O que é, Leonardo?”, ele dava um sorrisinho safadinho (sourire coquin). Não neeeeeega ser Brasileirinho :PLivros
Cada dia que o Beto vai pegar o Leozinho na creche , ele está fazendo uma coisa diferente. Às vezes, ele está brincando com os bloquinhos, andando, perto da tia ouvindo histórias... Nessa quarta-feira, quando o Beto foi pegá-lo na creche, ele estava lendo um livro e quando viu o papai, olhou feliz, apontou para o livro, mostrando um desenho pro papai, voltou a olhar para o livro, colocou o livro com cuidado de lado e depois foi correndo abraçar o papai! Ele adora mesmo ler livros, lá em casa, ele senta num cantinho, fica folheando, comentando e agora ele está imitando as expressões que ele vê nas imagens, é muito lindo! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário